sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Uma história real



Isto vai ser longo e não tem graça, se você tiver paciência para ler está convidado. Vamos lá , antes que a inspiração evapore pelos poros...


Cinco e meia da manhã em Pequim. Não consegui dormir na minha última noite por aqui. Não poderia desperdiçá-la dormindo, como se estivesse em casa. Saí para caminhar, tomar mais um café da manhã insólito, no McDonald’s, porque sei que lá é 24h.
Saindo do condomínio me deparo com uma cena comum por aqui, os “mini-soldados”, eu os chamo com carinho de FBI ou CIA; são meninos de 14, 15 anos que fazem a “segurança” de prédios de luxo e de grandes hotéis. O primeiro que encontro, quando o sol ainda está raiando, brinca no playground, nada mais justo para idade dele, os quepes que usam ficam largos na cabeça, quase escondem aqueles olhos adolescentes e puxadinhos.
Alcançando a rua recebo a mesma simpatia de todos os dias: Ni Hao! Se você cumprimentar todo mundo faz o mesmo. Na portaria, passando pela oficina mecânica, que já está funcionando com seus meninos brincando de fazer musculação com as peças de carro, todos sorriem, um sorriso muitas vezes judiado, amarelo ( sem trocadilhos ), cheio de dentes metálicos.
Primeiras imagens de um povo trabalhador, quase que bem-brasileiro, clássicas Lá estão eles nas bikes, motorizadas ou não, carregando entulho, legumes, verduras, frutas, gente.
Continuo minha caminhada lenta. Ohos para chão e vejo ossinhos de frango pelas calçadas...um, dois. Não está tudo sujo não, aliás, está mais limpo do que no Brasil. É justamente nesta parte da caminhada que realizo o maior pensamento, o maior paradoxo Brasil-China. Estou passando por baixo de uma ponte escura, suja, fedida, no fim da madrugada, com uma carteira recheada de dinheiro para os padrões chineses, mas me sinto livre, tranquilo, sem medo algum. Fiquei mal de pensar qual liberdade é melhor, a nossa ou a deles. Naquele momento achei a chinesa superior. Quer maior regalia que caminhar sem medo, usando seu relógio, tênis, ou sei lá, tirando fotos à vontade como um turista bobão. Infelizmente nas capitais do Brasil isto não é possível, nem em sonho.
Voltemos ao passeio. O caminhar despreocupado já me faz suar. Para me sentir um pouco mais chinês, faço como eles, boto minha “barriguinha” de fora, como um top, tipo garota no verão brasileiro, só que bem menos sexy e enxuto. Se já chamo atenção sem esforço, quando exibo minha pança é ainda pior. Com aquele olhar curioso e de estranheza miram fixamente minha parte desnuda. Sou um “maozi” – peludo na língua deles – para este povo quase imberbe aquilo é quase uma fascinação, ou aberração. Cubro a barriga.
Já estou chegando ao meu destino, um irônico símbolo do capitalismo. Antes disso vejo um velhinho se alongando na árvore, ele acena e abre um quase sorriso, faço o mesmo. Chegando ao bom e velho Mc vejo um chinesinho, empregado do estabelecimento, sair todo esbaforido. Está louco para fumar um cigarro, afinal os chineses fumam muito. Quando entro na lanchonete vejo três pessoas, dois ocidentais sentados no canto e uma moça com uma bunda que com certeza não era daqui. Da mesa vejo o cara pedir: Ô Rosa! Pedi não sei o quê pra mim...Não aguentei, comecei a rir. Depois de toda essa andança que são os clientes? Trabalhadores bem brasileiros, bem chineses. Rosa é dançarina, vive há dois anos em Pequim, está acompanhada de um casal que realmente parece uma dupla de axé. Ela é do Paraná, Foz do Iguaçu, o casal já nem me lembro mais. Conversamos brevemente. Fico feliz de ela não saber quem eu sou – se é que sou alguém – enfim, de não saber que trabalho na TV, que sou “repórti”, um quase famoso. Ali somos dois brazucas, eu e ela, iguais, numa coincidência que dificilmente irá se repetir. Nos despedimos com aquele falso – A gente se vê ! - Claro que não é verdade. No fim ela me pergunta se eu tenho orrrrkut, eu rio, falo que não, que dá muito “problema”. Adeus Rosa.
Depois de mandar meu Mc Egg Infeliz o caminho de volta é mais acelerado, quero correr para não esquecer este texto que tilintava na minha cachola. Tento ligar para minha amada, mas já não existem mais créditos no meu celular pré-pago da China. Vejo mais ossinhos na calçada, mais sorrisos simpáticos. Ainda tenho tempo para me assustar com uma buzina de ônibus, como se eu já não soubesse que os chineses adooooram buzinar. O passeio está chegando ao fim.
Já no condomínio encontro dois mini-soldados. Um deles está olhando para uma nota de 100 yuans, como se verificasse a autenticidade da moeda. Me aproximo e o primeiro me cumprimenta. Vou chegando mais perto, bem devagar - eles me fitam - com delicadeza tomo a nota da mão do menino-gurdião, que fica imóvel, estático, embasbacado. Finjo que vou embora com a grana mas não me contenho, começo a rir escancaradamente, bem brasileiro sacana e eles caem na gargalhada junto, bem chinês inocente. Devolvo o dinheiro e venho escrever meu texto.
Por favor, não me perguntem mais nada sobre a China.

Luiz Felipe Guimarães Andreoli

161 comentários:

Anônimo disse...

vim aki só para ver mais umas vez essas fotos, e não é q tem um post novo?? (Não imaginei q a essa hora vc estaria acordado) Achei linda a do pôr-do-sol =p

Bom viagem ;)
Beijossss

Lígia disse...

muito bom! =)

e incrível como brasileiro adora orkut. Até na China! ^^

Rebecca F. Barbosa disse...

Lindo. Destalhista. Você nos transportou por alguns minutos para a China, para um passeio!

Anônimo disse...

às vezes me enojo de dizer ou pensar isso: mas acho que um mundo justo é realmente uma utopia!!!

that's it

cara esse seu jeito de escrever
totalmente despretensioso e
simples viciam qq um

parabéns de verdade
queria falar mais, mas EU não
consigo kkkkk
vc eh um comunicador nato

ps.: odeio orkut

Carol Magalhães disse...

Nossa, parabéns, o melhor texto já escrito por vc nesse blog.Além de ser gostoso de ler e nem um pouco cansativo, deu pra imaginar as cenas citadas por vc.
Parabéns pelas postagens!
E boa viagem de volta.
Bjs!

Carol Magalhães disse...

Ah, engraçado, hj mesmo tava pensando na possibilidade de excluir meu orkut, mas perderia contato com pessoas que não vejo a tempos.O orkut, se vc deixar, te toma muito tempo...

Unknown disse...

Oi Lindo, as fotos estam lindas e o passeio intrigante, imagino quantas outras coisas pensou.
ah, a amada, tá te esperando, com certeza. E nós tb. Foi tudo lindo, legal, mas tou com saudedes. Não faça como o Danilo, passar dias sem escrever. bjs te amo.euxtcyfe

Anônimo disse...

Por favor, depois desse texto, fica desnecessário qualquer comentário.
Perfeito.
Felipe, parabéns por mostrar o quanto é talentoso no jornalismo e no humor.
Bom retorno!

Anônimo disse...

Nossa, Felipe! clap, clap, clap.

Com os olhos marejados li o melhor texto sobre a China no meio dessas Olimpíadas que já deixaram tantos outros olhos cheios d´água. Parabéns, encerrou seu trabalho aí com o que faltou para o Brasil, medalha de ouro!

Volte bem para casa e boa viagem!

Crescendo e Aparecendo. disse...

Incrível! amei,põ escreve um livro,hahaahaha eu compraria.
Valeu a pena ler esse belo texto,mas em relação a sujeira nas ruas ,aqui em curitiba é bem limpinho até.

mais uma vez BOA VIAGEM!

Lianna disse...

A gnt nem precisa perguntar nada mais pra vc!
Com um simples texto vc conseguiu descrever o indesritível. E mais: conseguiu traduzir em palavras as sensações pelas quais passou por aí...nem sei pq isso me lembrou meu pai e minha amada São Paulo na época q eu tava no estágio..deu saudade da época q eu tinha q descer a minha rua de manhãzinha, lá na Mooca, pegar o elétrico, descer na Sé e rumar pra USP: caminho chato mas q só eu conseguia sentir a poesia que o continha, principalmente nas pqnas coisas q passavam por mim, muitas vezes desapercebidas!

Realmente, a gnt ñ precisa de muita coisa pra ser feliz, é só saber aproveitar os momentos!!Felipe, muito obrigada por me relembrar isto e, principalmente, por ter me trazido de volta um pouquinho do meu pai e das coisas boas q aconteceram cmg lá em Sampa!

Um gde abraço,
Danusa

Boa viagem!

Anônimo disse...

Parabéns. Adorei seu texto. Lírico.

Anônimo disse...

Lindas fotos!
Lindo texto!

Boa viagem de volta, estamos te esperando por aqui.

Bjo

Mika disse...

Tá muuuito bom, teu texto!
Depois dele não teria muito oq perguntar anyway, ele já fala tudo. :D
Gostei mesmo, até vi as cenas na minha mente! :)
Küsse!

Mikaella

Mika disse...

ps. boa viagem! (fiquei tão dãh com esse texto que até esqueci que vc ia voltar pra cá xD)

Lianna disse...

Esqueci de uma coisa: escreve um livro, como se fosse um diário da sua viagem à China!!!
Seria PERFEITO!!! Definitivamente, vc é aquele tipo de pessoa completa: inteligente, engraçado, humano...totalmente exato em td q faz...!

Outro grande abraço!

Danusa

Thayslane disse...

Já pensou em escrever livros?
Vc escreve beem de maiiiiiis!
Me lembra os livros do Khaled Hosseini *--*
Vc colocou no começo que não teria graça, ENGRAÇADO não é, mas é shooow! Muito bom, os detalhes e tudo mais...
^^ Tua alegria é contagiante pelo oq percebo, até LENDO consigo abrir uns sorrisos.
Imagino como vc deve se sentir ai, adoro o jeitinho de inocente chinês que basta falar um "oi" eles dão risada as vezes. uhauhauha

beijoos

Anônimo disse...

oi Felipe,
Ótimo seu texto, nem um pouco cansativo viu. E o interessante, pra quem acompanha seu trabalho na tv, da pra imagina vc contando mm, como se pudessemos te ouvi e ver... muito bom :)
Por favor, continue escrevendo pra nós viu. Ah, e conhecer um pouquinho da china com vc foi muito legal...
parabens pelo seu trabalho.

Beijos, Laura.

Sayonara disse...

Ameeei.
Esse post foi escrito pelo lado ñ repórter do Felipe. Um outro tipo de olhar que faz a gente viajar nas ideias. Essa simples caminhada realmente valeu. Extraiu muitas coisa,hein?!
Aai, nem sei q falar direito. Mas gostei muito.
Beeijo!

Heloisa Helena disse...

Nem estava cansativo!
Os jogos acabando...os jornalistas que estavam na Chiva arrumadno suas malas...é, acho que vou ter q arrumar outro divertimento pq o clima de despedida nos blogs dos brasileiros já começaram, vc não é o único!
Adoro o jeito que vc escreve...toda vez falo isso não é?
bj
PAZ E BEM!!!

Unknown disse...

Gostei muito do texto! É bom ler uma descrição tão detalhada e tão real da China assim, ainda mais p/ quem nunca visitou o país... Parabéns =)
Deu de refletir um pouco sobre a democracia também.. A liberdade de caminhar tranquilamente pelas ruas que nós não temos mais aqui.
De qualquer forma, qual é o preço dessa liberdade.. a ditadura?
Impossível não te perguntar mais nada sobre a China, o texto me deixou com mais curiosidade sobre essa cultura que eu nunca havia me interessado antes... De qualquer maneira, o resto da curiosidade vou deixar a cargo dos livros e da internet.
Boa viagem de volta!
Bjo, me liga =D

Carlos Silva disse...

Meus parabéns pelas matérias na china!
Foram fantásticas, você mostrou que realmente é um grande jornalista.

Anônimo disse...

O teu melhor texto até agora nesse blog!Tão cheio de detalhes q consegui imaginar td...até tua pança peluda!rs
Notei um Q de saudades tão forte q ate eu q não pisei ai já to sentindo..

Poxa..não conseguiu me ligar??eu aceito a cobrar!rsrs(brincadeirinha)

Bjsssss

cris.harumi disse...

Como um bom evento mundial que são as Olimpíadas a sua jornada também assim inciou-se. Grandiosamente. Euforicamente. Abertura esplêndida, jogos após jogos, emoção atrás de emoção, festa, trabalho, pessoas do povo, pessoas famosas, novidades, confusão. EUFORIA. Mas como já diziam os irmãos barbudos, todo carnaval tem seu fim.
Sabe, achei que essa aventura fosse terminar assim, com umas fotos e um "até mais ver, país vermelho". Mas que felicidade ao cometer este ledo engano!
Este seu texto, ou melhor, este seu vômito de palavras, de idéias, de imagens em uma sintaxe tresloucada foi uma grata catarse. Obrigada por este orgásmico prazer da leitura!

Anônimo disse...

Essa sensação é a pior, quando temos saudades de casa e aos mesmo tempo do novo lugar que conhecemos.
Ficamos perdidos...

Beijos Andreoli!

Anônimo disse...

Sr. Guimarães Andreoli !
Como vc é detalhista! Esse texto é beeem grande, porém, não é nenhum pouco cansativo de se ler.
Turistas aqui no Brasil, andando de papo p/ ar e ainda com a carteira rechada de dinheiro...bem, vc deve saber onde vai dar para esse pesseio, né?
Como é bom vc se sentir livre! Sentir essa tal liberdade que vc descreveu nesse seu passeio...deu pra parceber que vc prestou atenção em cada detalhe que se via na rua, desde as pessoas, como os "ossinhos" no chão...e o que é melhor, compartilhou esse momento único conosco.

Boa viagem pra ti...

Lay disse...

Esse texto não precisa de adjetivos.

Anônimo disse...

Seu texto me lembrou alguns do Eça de Queirós.. Detalhes e detalhes.
Mas foi muuuito mais agradável de ler do que os textos do Eça, aqueles sim são cansativos!
Foi inspirativo seu texto, meio que triste, não sei, mas eu gostei muito.
Agora o assunto do blog mudará. E isso vai ser bom também!
Beijo Felipe.

Juliana disse...

Não vou perguntar :)

Lindo texto! Me transmitiu uma energia estranha. Uma mistura de surpresa, tristeza (?)... nem sei como explicar.

Beijo, Luiz Felipe Guimarães Andreoli

Anônimo disse...

Muito bom o texto... lindo! Me fez sentir saudades de lugares e pessoas que não conheci. Lembrar situações que não vivi, mas fiquei imaginando... viajei com vc nesses minutinhos hj.
boa viagem de volta!!

ROBINSON ROGÉRIO disse...

olha felipe,eu não tava gostando dos teus textos aqui no blog,achava eles mal acabados,tah certo q eh um blog e que tu acaba fazendo na correria,mas enfim era a minha opinião.
Então hj me deparo com o seu melhor texto.Muito,mas muito bom.
Senti falta dos PS,mas tudo bem,eles vão vim pro Brasil contigo neh??????

ABRAÇOS

No away disse...

ooww q lindoo
ja estou ate com "saudades" da china so de ler este post..


muito legaal!!

Daniel Zorato disse...

Engraçado você comentar hoje da segurança nas ruas das capitais brasileiras. Moro em SP e ainda ontem às 6h10 da manhã eu fui assaltado quando ia pro ponto de ônibus pra poder ir pro cursinho. Dois caras levaram meu celular, relógio e todo meu dinheiro. Queriam levar até meu bilhete único, mas eu não deixei.

Infelizmente vivemos uma situação e descaso no nosso país por parte do governo e por parte da própria população. Nenhum governante parece realmente se importar com a segurança das pessoas na rua e ninguém parece ligar para o lixo no chão. Acho super hipócrita alguém criticar o governo e sair por aí jogando lixo na rua.
Às vezes, como ontem, eu me revolto com a situação da minha cidade, estado e país. Sinto vergonha outras vezes, mas depois penso que um dia isso vai mudar. Ligo a televisão para assistir ao horário eleitoral e tentar escolher alguém com boas propostas e me decepciono ainda mais. Percebo que o Brasil está pior ainda (sorte a sua você ainda não ter assistido). Fico puto com certos candidatos que parecem achar tudo uma brincadeira.

Às vezes eu odeio o Brasil, às vezes o amo. Não sei o que tem acontecido mais ultimamente, mas eu sei que não tenho visto nada mudando.

Desculpa o tamanho do comentário e o desabafo. Em todo caso, duvido que você tenha lido até o final.

Abraço

Daniel Zorato

Daniel Zorato disse...

correção: Infelizmente vivemos uma situação de descaso no nosso país por parte do governo e por parte da própria população.


A propósito, belo texto!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

felipe
posso fazer uma pergunta
quantas anos vc tem?(desculpa)
e que quando eu entro no google só acho coisa do p... do guitarrista do angra
bjos

Lenise.Moretti disse...

Oiee queridoo!!
Nossa como eu adoro seu jeito de escrever, não sei...é diferente e ao mesmo tempo dá para se imaginar vc escrevendo rs!!
Fiquei muito entretida nessa sua caminhada, um dos seus melhores textos...e claro...sempre com um toque andreoli de ser!!
Tmb adorei as fotos, e não é ficar puxando saco não, adoro fotografia e vc tirou umas ótimas, ficaram bem interessantes, a do menininho está linda!!

Boa viagem...espero que tenha curtido ao máximo viu!!
Beijooo lindo!!

Jorleane disse...

Nossa! Vc me transportou até a China agora ! haha

Super legal teu texto hoje.
Foi bom saber um pouco do cotidiano do povo aí na China, é um povo diferente e ao mesmo tempo tão parecido com nós brasileiros, interessante, sinal de que nós não estamos tão distantes assim deles, independente de cultura ou vida social.

Esse texto é pra refletir mesmo, sobre a vida... sobre tudo... e, principalmente ... sobre todos.

OK. . . o MOMENTO filosófico ACABA por aqui. haha (apesar d q eu tava gostando).
Gostei pra caramba das suas matérias e, como já disse(ou seria escrevi)uma vez aqui (no minímo vc não deve ter lido né), serei uma futura jornalista, e a cada dia q passa eu tenho aprendido coisas novas aqui, por isso volto.

Vc tá me ajudando bastante, d verdade mesmo! Sinceramante não esperava encontrar isso tudo aqui, realmente tenho aprendido bastante contigo,e pelo jeito já tá seguindo o conselho do tal padre né ?! rsrs

Parabéns por todas as matéris q fez na China, foram todas ótimas!
OK, já escrevi muito, boa viagem!
Bjs
POR FAVOR LEIA !

Jorleane disse...

Desculpa o comentário grande, me empolguei !
Te cuida, seja bem vindo novamente ao Brasil !

Mai Jihane disse...

Andreoliiii

Muito legal o post. O último e mais perfeito post da China.

Belíssimo trabalho.
||
***

Mike Ambrosio disse...

Puxa vida... quando crescer quero escrever textos como vc!!
Tu eh o cara velho!! muito criativo... o texto foi show...
vc se formou em que mesmo? eu to fazendo public e prog... mas soh com seus textos, to aprendendo + q facu... hauahauaha
nussa.... forcei, ne?!
abraço velho!! e boa viagem de vorrrta!!!

aki perto de ksa tem muitos ossinhos de galinha no chao tbm... se vier pra Uberlandia vai se sentir na China!! ahuahauahau

Anônimo disse...

Posso? caraaalho Felipe, que texto! confesso que li umas três vezes, não pela 'complexidade' ou que não tenha entendido da primeira vez que li, sim pelo texto em si, o conteúdo! impressionante como você consegue escrever (descrever), narrar as coisas tão bem.. eu imaginei tuudo o que você descreveu com tamanha precisão que nem livros dos maiores autores (Machado de Assis, José de Alencar, etc) conseguiram com tamanhos detalhes =O quero deixar meus elogios aqui por esse post que pareceu ser escrito com um ar de nostalgia e alegria pelo que você viveu esses dias por ai! Prometo, não pergunto mais nada sobre a China! - ultima noite? ou seja, tu não vai conseguir assistir as duas conquistas (espero que de ouro) do vôlei do Brasi-sil-sil? esperemos esses ouros então. se não vierem o mundo tá perdido (ou melhor, o Brasil) hahaha! Passei uns três dias sem ler isso aqui, quando voltei.. pimba! me deliciei com todos eles de uma vez só! Ah, bem que você podia escrever um livro "Viagem á China - China Tour" (sem trocadilhos, rs). boa volta aecinho querido, beijoos!

Anônimo disse...

Você tinha que ter passado o link do teu blog para a dançarina brasileira! Se algum dia ela o descobrir, ficará insolitamente arrependida por não ter voltado com você para o Brasil!

Unknown disse...

Felipe, muito obrigada rs
Cara sem palavras pra esse post
entrei agora so pra rever as fotos q não consegui ver direito antes, e dou de cara com um novo post, não podia imaginar q vc estaria acordado a essa hora e, muito menos que iria escrever
vc com a sua simplicidade e sensibilidade ao descrever sua caminhada rica em detalhes, conseguiu me transportar para a China nesse tempo de leitura, onde consegui ver td, absolutamente td o que vc descreveu...

Parabens de verdade!!!
vc foi genial sem ter pretenção alguma
e Valeu tb por ter lembrado de nos, seus leitores, pois no meio de tudo isso vc se preocupou em não perder tudo aquilo pra passar aqui no blog
Bjâo
e tenha certeza de que foi seu melhor post ate hj
Fica com Deus!!
Boa viajem

Anônimo disse...

Pena que acabou na China... foi demais! :D

Boa viagem, e continue com esse blog! Acesso todo dia ;D
E coloco os vídeos no YouTube, precisando manda mensagem ;)

Um abração, sucesso SEMPRE!

Anônimo disse...

Ah Andreoli, isso realmente foi bom.
Essa experiência toda deve ter sido incrível! E você conseguiu resumi-la aqui de uma forma extraordinária!
Dá pra captar bem a essência dessa mensagem, dessa lição ai de China.
Muito, mas muito legal conhecer, nem que seja um pouquinho, da vida dos chineses. E perceber que eles não são tão diferentes de nós.

Grande beijo.. e boa viagem de volta!

Anônimo disse...

Felipe...

Lindo texto...

Li a primeira vez e fui transportada pra China, li a segunda e me deparo com todas as cenas q vc dave ter vivido, como se fosse um curta, um capítulo de novela...

Vc se expressou de uma forma tão perfeita, q fica impossível não se apaixonar pelo texto, a riqueza de detalhes q vc coloca, faz qqr um se "incorporar" em vc e viver cada segundo.

Hoje definitivamente vc mostrou seu talento nato para a escrita, e não como "repórti", mas simplesmente como o Felipe, o cara que viajou pra China e com detalhes transportou tds os assiduos leitores de seu blog para o outro lado do mundo!!!

Nem tenho mto o q comentar, seu texto está sensacional... perfeito... Parabens viu!

Só faltou a ligação pra amada para fechar em grande estilo... repito: vcs formam um casal lindo... adoro vcs!!!

Claro, como td brasileiro, teve q dar uma sacaneada né?!

Super beijo, boa viagem de volta!
Fica com Deus.

Anônimo disse...

Nossa OTIMO FINAL, REALMENTE VC ESCREVE MUITO BEM, POR ISSO ESTOU VICIADA EM LER SEU BLOG!!!
RSRSRS, BOM MENINAS, FICOU BEM CLARO: O CARA É COMPROMETIDO...

Anônimo disse...

ESTAVA BISBILHOTANDO OS COMENTARIOS DESTINADOS AO FELIPE
ANDREOLI, (QUE FEIO, minina curiosa!!!)
E todos estao pedindo para vc escrever um livro, sabemos que não é uma tarefa tão facil assim, requer muita experiencia, VOCÊ TEM TALENTO... caracteristica de um bom reporte.
AH!!! TINHA UMA DUVIDA SOBRE A CHINA MAS DEIXA PRA LA.rsrsrs, brincadeira....

Mari Malfacini disse...

Textos nem parecem longos quando te fazem viajar. Na verdade, qdo terminei de ler, a primeira coisa que pensei foi: "foi isso que ele disse que era grande?". Rs.
Ok, sem perguntas sobre a China. Pra falar bem a verdade, passar no blog agora foi só força do hábito, pq achei que nosso próximo 'contato' fosse só em Sampa, menino Andreoli!
Então, sem mais de China. E até Sampa!

Anônimo disse...

Felipe, li seu texto.
Nosso país em comparação a outros, realmente em certas coisas deixa muito a desejar.Mas com sinceridade, com todos os problemas que temos e que não são poucos, eu não conseguiria "viver" "morar em definitivo" em outro país. Acredito que falta mesmo vontade e vocação política por parte dos governantes para resolver nossos problemas, percebo que talvez a solução de muita coisa estivesse na educação, mas não nessa que geralmente se tem na escola, muito embora ás vezes a escola tenha que substituir o que a família não dá, mas, a educação ideal seria mesmo ensinar as pessoas certos princípios morais, de respeito e amor ao próximo, de temor a Deus. Parece loucura, mas muiiiita gente não tem isso no nosso país! E nas sociedades orientais, uma coisa bem legal é justamente o fato do respeitar, respeito aos mais velhos, respeito aos antepassados... eles priorizam essa coisa da formação moral do indíviduo. Enfim, bom retorno ao Brasil!!! Continuarei te vendo no CQC, rs.

Soninha disse...

E enfim, um cronista. HAHA vc é um observador, um escritor. Isso tudo que vc descreveu, essa odisséia em busca de um insosso café da manhã do McDonalds pela China foi demais. um dia na vida de Felipe Andreoli, o Felipe, e não o reporter do CQC. Adorei!
Deve ser difícil, né? ultimo dia, vc não sabe se é triste, ou alivio, ou trabalho cumprido, ou faltou alguma coisa. Deixa a China pra trás, meu caro, volta pra casa tranquilo. vc fez o que vc tinha que fazer, do trabalho a experiencia pessoal. Agora, são memórias. Fico feliz por te-las dividido com a gente.
bjs

Mariana Araújo disse...

Nossa Felipe,estou sem palavras pra descrever esse seu texto!
Ficou de uma simplicidade e beleza incríveis,me sentí como se estivesse andando pela China!
E o melhor é que não foi aquele olhar de jornalista,algumas vezes duro e sem emoção,mas sim o olhar de um cara que ver as coisas com o coração...
Pra você a China foi realmente "One World,One Dream"!!!
Beijos, boa sorte e bom retorno!!

Anônimo disse...

Aí que texto bonito...dá até lagriminha nos olhos!!! boa viagem de volta ao Brasil!!!bjoes

Unknown disse...

eh Felipe escritor!!!!

Natália *-* disse...

agente cria na cabeça as imagens q vc cita no texto , muito bom msm .. Parabéns !
Beijing Beijing Tchau Tchau !!

ps : nada mais sobre a China :x

Unknown disse...

Eu estava esperando esse texto. Eu ia pedir esse texto. Não foi preciso. Minhas espectativas em relação ao Felipe jornalista se confirmaram. Eu sabia que você tinha esses "olhos" observadores, esse "olhar humano".
Que prazer ver um jornalista brasileiro desse naipe !
Parabéns Felipe, Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Por uns minutos eu me senti na China!...Li seu texto com uma concentração inmensa...Imaginei você fazendo tudo isso que você falou,com todos os detalhes contados e me senti ...Tão bem quanto você nesse seu passeio,que pareceia ser um qualquer passei...Mas não!Servio de muitas reflexões...A gente precisa de minutis assim sozinho,solitário!!!...Enfim!...Parabéns Felipe,gostei do texto e gostei muito mais agora de você!

Anônimo disse...

O texto é belíssimo,cheio de detalhes e eu como amante das palavras e da literatura,me transporto por lugares que só existem na minha imaginação.A leitura é prazerosa quendo o autor se faz entender e vc faz isso muito bem.Tenha uma boa viagem.
beijos
ps:somos ouro novamente!

Anônimo disse...

Parabéns, 'reporti', teu melhor texto até aqui neste bolg.
Abração!

Jaqueline Ribeiro disse...

Linda reflexão. São memórias que vão te acompanhar pelo resto da vida. Com certeza isso te fez crescer.


Bem Andreoli, seu trabalho aí acabou e a única coisa que podemos te dizer é: PARABÉNS!! O que vc fez foi ótimo, nos divertimos muito e fizemos o máximo para acompanhar a sua realidade. Espero que a nossa "presença" tenha sido boa para você tb.

Bjoos :***

Anônimo disse...

Adorei o texto!!! Me senti um pouco na China! Coisas q eu não sabia q tinha aí, e que a TV não mostra... Parabéns!

PS: Acabei de ver o jogo de volei feminino^^!!!! VIVA O OURO DO VÔLEI FEMININO!!!!! =D

Anônimo disse...

Texto bom.
Não muito sensivel, não muito ensaista.

hahahha

quem sou eu pra dizer isso.

Mave Rick disse...

É incrível como uma simples caminhada pode render um belo texto. É preciso um bom poder de observação para notar esses detalhes, se bem que pra maioria das pessoas, a percepção de detalhes aumenta quando se está em um lugar diferente do nosso. Quer dizer, um lugar diferente mais ainda com situações que se parecem com as que estamos acostumados. A inocência das crianças, o "orrrrkut" e o Mc.

Boa volta para casa, e parabéns, novamente, pelo ótimo trabalho que você faz.

Chero!

*Lari* disse...

Felipe, primeiramente OBRIGADA. Pelo quê? Porque simplesmente vc acabou por me levar à China com vc. Perdi as contas de quantas vezes eu vim aqui no Blog pra checar mais coisas contadas por um enviado comum ao país das Olimpíadas. Eu me vi muito em vc, nos teus textos.

E não havia forma melhor de terminar um longo passeio de quase 20 dias senão um texto como esse. Confesso. Emocionante. As vezes, é muito bom se sentir um anônimo, né?!

Espero que vc continue nos presentiando com textos seus. Fico no aguardo, mesmo sabendo que não será uma constante.

Um grande beijo, querido PSboy!
Que vc tenha um retorno tão brilhante quanto a viagem de ida. Tenha a certeza de que posts como esses fazerão muita falta.


Larissa Pita (Salvador/BA)

Anônimo disse...

Nem precisa falar masi nada...

Anônimo disse...

Hum!!! Bateu uma melancolia... ehehehehehe!!! Você pode voltar com o sentimento de "tarefa cumprida"! Vimos através de você uma China diferente da que vemos e ouvimos durante as Olimpíadas! Você conseguiu mostrar o lado humano da China! É tão difícil enxergar porque a fumaça escura a ocultava!!! Abraços e boa viagem!!!

Anônimo disse...

Nossa, bem que você poderia escrever um livro, né?!? Calma é só uma idéia!! No texto você diz: "... – se é que sou alguém –..." Como assim? É claro que vc alguem!!! Pelo menos pra mim é!! Aliás alguem muiitttttttoooo especial!! Tá bom eu juro que não pergunto + nada sobre a China!!! Bjs

Anônimo disse...

Voltei... só para te dizer que a foto que ilustra este post foi uma grande sacada... (não sempre, mas por vezes uma imagem vale mais que mil palavras... se deixarem que as imagens falem por si).

Sara Lira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara Lira disse...

Rosa...isso é que é coincidência heim?!
Belo texto,digno de ser lido até o fim. Acho que vc aproveitou bastante sua oportunidade aí na China não é?!
Esse post soou como despedida (um tom um tanto quanto...melancólico,acho).
Pra finalizar,como seria bom se pudéssemos andar de manhã cedo tranquilamente igual aí na China,isso é um sonho de nós brasileiros...confesso que parando pra pensar nisso,me dá um sentimento de impotência,já que,aqui a qualquer hora do dia é inseguro andar por aqui(infelizmente).Gostaria de sentir isso que vc sentiu pelo menos uma vez na vida,de andar numa grande cidade sem me preocupar se serei assaltada,etc...deve ser ótimo.

bjo Felipe!

Anônimo disse...

Que singelo Felipe,gostei muito de ler seu post hoje e melhor ainda ver as meninas ganharem a medalha de ouro.O post não ficou sem graça,ficou muito bom mesmo,me fez ter outra idéia da China,diferente daquele povo q come escorpiões e coisa e tal...uma visão mais profunda,chega a ser poética.Bom trabalho e aproveita bem seus ultimos momentos em solo chinês,bjux :D

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Me senti na China agora. Me identifiquei com o sentimento de 'clarity', sabe? quando a gente acorda e parece que vê as coisas com uma nitidez maior, com um toque de nostalgia e sobriedade. Não sei se é assim mesmo que vc se sentiu, mas é esse o sentimento que ficou em mim.
e boa viagem de volta à terrinha natal!

Layanne disse...

Olá Felipe.
Nossa não tenho palavras para descrever o quanto lindo foi essa postagem sua... Foi com um ar de saudade do Brasil e já com uma ponta de saudade da China...
Adorei.

PS: Sem mais perguntas sobre a China...
Tenha uma otima viajem de volta.
Beijos

Anônimo disse...

Olá,senhor Andreoli escritor!
Gostei mmuito do que você escreveu.Você encerra muito bem sua temporada na China, passando pra gente, minuciosamente,como é a cara do país. É um ótimo texto e me fez viajar pra lá.
Valeu!

E boa viagem de volta à pátria amada,Brasil!

Beijo!:)

Ana Hitomi disse...

Começou dizendo que seria longo e sem graça...rs. Continue assim, sem pretensão nenhuma e tirando de algo simples, um texto "MUNITO" de ver. Não queria dizer, mas as suas palavras me comoveram. Coisinhas tão bestas que fikaram peculiares na nossa imaginação. Até eskecí que vc é um dos reportéres do programa sensação da TV. Nem te conheço pessoalmente, mas fiko feliz por vc ter vivido essa experiencia e ter passado um poko pra gente.

Beijinho!

Secret-Amazon disse...

Olá,

Gostaria de parabenizá-lo por este delicioso texto.

Posto aqui também um link para um texto que escrevi no meu Blog, sobre uma análise do desempenho do Brasil nas olimpíadas.

link inteiro (nao sei se vai aparecer)
http://secretamazon.blogspot.com/2008/08/brasil-e-as-olimpadas-de-pequim-2008.html

entao o link dividido (una a 1ª parte com a 2ª)

http://secretamazon.blogspot.com/2008/08/
brasil-e-as-olimpadas-de-pequim-2008.html

Gostaria muito que você lesse, pois te admiro e como você é um formador de opinioes seria muito favorável ao nosso país a sua opniao.

Küsse aus Deutschland!

Ps: Quais linguas você é fluente?
Ps1: Parabéns pela sua fluência, no Inglês e Espanhol. Vi que vc tem um nível muito bom. O que é raro até mesmo para nossos jornalistas brasileiros
Ps2: Vc vai longe!

Ana Saragossa disse...

Olá!
De longe é o seu melhor texto - é o estilo que gosto de escrever.
Imagino que de cara, talves seja difícil esquecer esse povo tão simples e estranho aos nossos olhos. Quase tudo que consumimos tem o suor deles. - E o nosso, para conseguir comprá-lo. Penso que a violência, que é um dos detalhes de nossas capitais, vêm da construção de um povo miscigenado e que ainda estamos aprendendo a conviver em paz.
Acredito que um dia isso será possível.
Bom, falei demais!
Boa viagem!!!!

Anônimo disse...

Beleza de texto!
Parabens !
Boa viagem.

Anônimo disse...

Li seu texto e achei de uma sensibilidade incrível, fiquei sem ter o q dizer direito, o q posso dizer é q te Vi andando pelas ruas da China, vi com todos os detalhes q vc escreveu...ñ sei mais o q dizer, só q achei realmente muito bonito.

beiijo querido Andreoli.

Anônimo disse...

Isso mostra as diferenças que existe entre governos China-Brasil.

Boa Viagem Felipe.

Unknown disse...

Ok... Mas ...por favor, não fale mais nada sobre a China!!!

heheheh..... semi-brincadeira (?!)

Lorraine Vilela Campos disse...

Você conseguiu nesse texto passar uma coisa que não havia passado nos outros: EMOÇÃO!!!
Só que em certos momentos parece que você estava um pouco triste.
Tenha um bom retorno!!

Anônimo disse...

Mt bom o texto!!!
A parte q mais me chamou atenção foi qd vc colocou as diferenças entre a china e o brasil no aspecto social
Sem dúvida será maravilhoso o dia q nós vamos sair de casa sem nos preocuparmos se o nosso celular, máquina digital estão chamando mt atenção e provavelmente serão roubados
P/ mim esse dia só vai chegar qd o Brasil fazer valer os direitos sociais de seus cidadãos
Da msm forma q nos sentimos desrespeitados qd nos roubam algo essas pessoas foram desrespeitadas mt vezes em suas vidas numa fila de hospital público ,qd não conseguem vaga numa escola, qd vivem em lugares q nem esgoto tem e por aí vai.Já q só respeitamos qd somos respeitados
Isso não justifica vários crimes q são cometidos,lógico q existe a superação de passar por cima dos problemas e que entrar p/ o caminho do crime de certo será mt pior acredito que se a desigualdade social não diminuir e as pessoas não levarem uma vida digna a PAZ tão sonhada talvez não chegue nunca!!

Agora mudando de assunto brasileiro adoraaaa Orkut auhauha!!!!todo mundo tem menos eu!!!! (já cometi orkutcídio 3 vezes auahuha)

Sua cobertura das olimpíadas foram maravilhosas e mt divertidas!!!!

bjussss

Unknown disse...

Felipe...
Adorei teu texto... a comparação com a "liberdade" que temos aqui no Brasil!!! Parabéns por todas tuas matérias diretamente da China e por este blog sensacional!!! Diariamente acesso para ver se tu postou um novo texto...

Grande abaço

Fabiano (Galgo)

PS 1: Posso te fazer uma pergunta sobre a China??? huahuahauhua
PS 2: Não tenho mais PS's pra fazer!!! hehe

Anônimo disse...

Não gosto muito de comentar...
Fiz isso uma vez aqui para registrar o quanto aprecio este blog. Porém este texto me deixou com lágrimas nos olhos, e o comentário tornou-se inevitável.Quanto percebi já estva clicando no link para escrever algo. A despedida da China não é algo apenas seu Felipe, mas de todos que acompanharam suas aventuras em Pequim.

Parabéns!!!
Bom retorno a terra brasilis!

P.S: Ainda bem que você correu de volta para o hotel e assim não esqueceu o belo texto que brotava na mente!

;)

Anônimo disse...

Isso, meu caro Felipe, evidencía que terás um trauma pós China!!
Vai demorar aluguns dias pra passar viu? Por isso não vais se sentir bem quando lembrar das coisas que aconteceram por lá. Depois passa, aí dá saudade.

Géssica Peniche disse...

Paradoxo do observador.

Escreve muito bem, nem tem o que dizer. Senti neste texto um pouco de nostalgia, um pouco de ironia e muito de humanidade... enfim, não sei descrever...
Acredito que não há mais perguntas, por mais que "as mãos" cocem inquietas na vontade de fazê-las.
Esse é o menino do CQC!

Bom retorno!!!

Rubem Neto disse...

Cara, tu escreve demais, virei teu fã.

Nunca pensei que algum desses cqc's pudesse escrever tão bem.

Rosana disse...

Felipe, vc consegue tocar as pessoas de uma forma especial... No mundo em que vivemos, fica difícil encontrarmos pessoas sensíveis, capazes de tentar entender o ser humano, suas aflições, medos, angústias...
Vivemos em um mundo cada vez mais egoísta, capitalista...

Mesmo aqueles que possuem certos valores (compreensão, amor ao próximo), acabam sendo massacrados pela turbulenta vida moderna.

Felipe, vc surpreende!!!
Sua amada é uma pessoa de muita sorte!!! :)

Um abraço,
Rosana

Thatha Oliveira disse...

Andreoli q texto lindo q vc escreveu sobre a China!!!
Acho q vc já nos contou tudo sobre esse imenso país e agora só aqui em terras brazucas!!!
Seu blog sempre demais vc sempre consegue cara!!!
Beijo!

Anônimo disse...

Boa tarde Felipe, aqui no brasil agora são 16:43hs e acabei de ler seu texto, ótimo como todos os que vc escreve, parabéns e um grande abraço.

Anônimo disse...

Oi, Felipe. Tô comentando pela primeira vez. Putz, nem sei pôr em palavras o quão delicioso seu blog é. Seu jeito de escrever e sua simpatia conquistam qualquer um.
Muita sorte pra vc e pros meninos do cqc. Vcs alegram minhas segundas!
Bjos e boa viagem de volta.

PS: Conta quem vai ser o oitavo integranteee?! Contaaa! rsrss..
PS 2: Da próxima vez é melhor levar um bom pai-de-santo ou coisa que o valha pra agourar los hermanos argentinos hein..Só por via das dúvidas.

Náira

Karine disse...

Texto delicioso de ler! Com detalhes que me fizeram "viver" a cena!

Acho que o mais gostoso de uma viagem e a volta pra casa! Então, que vc tenha um excelente retorno!

BeijoKá

Unknown disse...

Texto muuuito gostoso de ler!
amei!
boa viagem de volta!
beijao
Juliana Grigorio

Anônimo disse...

Nossa, curti d+ ... só descobri o blog hoje e passei um bom tempo dessa tarde chuvosa de sábado lendo o blog, ao menos aqui em paraty, RJ, Brasil chove o dia todo rsrsrs. Li tudo, ufa, e adorei!
Agora que descobri, vou entrar sempre.
Descobri o CQC e cara, não perco 1!
Boa viagem de volta Felipe.
Bjus e meligaaquiemparaty hahaha
Janaina

Anônimo disse...

Muito bom ler seu texto, como alguns já disseram, você é detalhista, dá pra viajar junto com você daqui! Mêo, cadê a foto da sua pança desnuda? Estou aguardando! Hahahaha!
Beijão

Unknown disse...

Felipe Andreolli...Simplismente fiquei maravilhada ao ler a sua narração do pesseio que fez pela China. Parabéns!!

Unknown disse...

felipee!
td bom?
otimo textoo! adorei! parece fui pra china por alguns minutos! :D
parabéns!!
;**

Anônimo disse...

Inspirador. Se me permite o conselho: nunca mais avise que o texto a seguir é longo. Dê a seus leitores, inclusive os preguiçosos, a oportunidade de lerem um texto tão brilhante e serem cativados.

Juliane =) disse...

nossa!
texto mto bom
um dos melhores q eu jah vi por aki
mas todos são bons ok's!!!!!!!
ah! e eu me deparei com
duas coinscidências:
1º vc falando q orkut dá problema
e 2º foi quando eu li o comentario
de uma menina lá em cimaa
q disse q tbem so naum exclui o orkut
pq ela tem uns amigos
q naum vê jah faz tempo...
eu tbem so naum excluo
o meu por causa disso!
rsrs
mas agora voltando ao
assunto importante naum tão importante assim
(rsrs)
enquanto eu tava lendo o texto
fikei com uma sensação tão
estranha...
tava pensando q talvez fosse uma
'saudadezinha' q ia me dar das
tuas novidades da China
mas até agora naum sei se é isso mesmo...
hehe
mas deixa pra lá né!
rsrs

bj

Anônimo disse...

Texto impressionante, detalhes preciosos, que me deram realmente, a sensação de estar na China por alguns minutos.
Bom retorno, Andreoli.
Se cuida ;*

Unknown disse...

Cara, perfeito o texto. Detalhes incríveis!
Conselho: Escreva um livro!
E quando isso acontecer, já vai lugar reservado na prateleira daqui!
Abraços Felipe

Anônimo disse...

Caramba essa da brasileira na Mc realmente foi mta sorte.Assim com o fato de tuh ter atrevessado uma ponte nakelas condições sem ser assaltado,(se tivesse no brasil claro)hehehehehe.
Brasileiro realmente eh mto "viciado" ateh na China q sabr de orkut...E a dos mini soldado e o dinheiro foi mulekage deu ateh pra imaginar a kra dos muleke.
Ahh...
Bem vindo de volta Felipão

Anônimo disse...

Lipeee, cara, lindo o texto! Estamos todos com saudades de vc! Faça uma boa viagemm!! Bjuuu da sua fã numero 1

Anônimo disse...

poxa, felipe, mostra pra gente a foto da sua amada!!! todos dizem que vcs são um casal lindíssimo, o mais lindo de todos!!!

Anônimo disse...

Olá Felipe!!

Bem, como gosto de bons textos e fotos , me dei bem por aqui...!
Parabéns por conseguir transportar-nos para a China, de modo bem humorado e com seu trabalho Competentíssimo!
Parabéns pelo trabalho!
Bom retorno..!

Beijo grande!

cigarrillo y café disse...

é incrível como as caminhadas na insonia dão boas histórias! Sem contar como tem brasileiro espalhados pelo mundo...mas café da manhã do mac vale a pena? tenho medo do Mc Egg...
besitos

Anônimo disse...

Cara, vc pode v de tudo na China...Bjuu Lipe

Anônimo disse...

Oiii Felipee!! Ai que lindo seu post!
Muito legal! Meio que aquelas cronicas que tem um monte num livro só! hehehehe
Agora acabaram os textinhos e fotos diretamente da China... =/
Beeeijo!

Anônimo disse...

Ni hao!!!!

Pôxa, e vc pensou que ninguem ia ler???
Muito legal, agora descobrimos que vc também é um ótimo cronista!
Como assim SE É QUE SOU ALGUÉM???
Como assim QUASE FAMOSO????
Acho que vc não tem noção ainda do que o CQC faz por vc!!!
Tenta entrar num Mc aqui!!! não vai ter sossego!!!
Pela primeira vez vc citou sua amada....nós,suas fãs queremos saber quem é esta felizarda...rs
Melhor não, tadinha, vai virar celebridade KINEM vc...rs

Beijão!!!! como foi de viagem???

Mari disse...

Poxa, este post me arrepiou...

Anônimo disse...

Oi Felipe... fique tranquilo. Eu não vou perguntar mais nada sobre a China porque não aguento mais ouvir sobre o assunto, rs.

Bacana o post. Despedida a altura de dias bem aproveitados.

Grande abraço e bom retorno.

Anônimo disse...

Felipe parabéns!!!!!
O seu texto é maravilhoso, parece que eu estava lendo o trecho de um livro sobre a china, vc já pensou em ser escritor??
Vc seria um dos melhores, com
certeza.
Fiquei emocionada com esse texto,nem sei explicar direito como me senti....
Te desejo mt sorte, sucesso , e claro felicidades!!!!
Bjsss...Nany!!

PS:Qual a primeira coisa que vc gostaria de fazer quando voltar??
PS2:Se poder me responder ficarei mt feliz..Shadowsnany@hotmail.com.
PS3:Mas se não responder td bm tbm!....rsrsrsrs ...

Anônimo disse...

Oi Felipe!!! Acabei de descobrir seu blog e adorei!! Aproveito a oportunidade pra dizer q vc é lindooo e q adoro o seu trabalho, assim como o de todos do CQC. Parabéns!!!

jessica_cqc disse...

OI!Felipe tb ?
adorei as fotos dessa sua passagem ai na China.

É Felipe vc tem coragem de acordar cinco e meia da manhã...

Andreoli como foi comer aquelas coisas tipo escorpião,pênis,etc.

Eu vi que quando vc foi para a China vc ficou meio doidão..rrsrs

Felipe suas matérias são uma melhor que a outra eu não tenho palavras!

bjão volte em paz,fik com Deussssssss

Anônimo disse...

Sem palavras...

Anônimo disse...

Andreoli...
Muito bom mesmo esse texto!
Viajei total nele... me senti por uns instantes na China.!

Seja bem vindo de volta!
bjos

Anônimo disse...

Achei tão doce teu texto, senti um misto de paz e nostalgia ao ler tuas palavras... As palavras escritas têm sempre esse encanto especial, sobretudo quando se sabe usá-las poeticamente como é o teu caso.

Felicidade!

Thalita Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thalita Melo disse...

Achei o seu blog hoje!
Não li todos os posts, afinal já é mais de meia noite. E é com muito esforço que ainda to acordada só pra ver o jogo do vôlei masculino...

Ah, estes jornalistas que escrevem tão bem... Tenho dó das minhas redações escolares [Heheuhuehe. eu não escrevo tão mal assim!]

Como um monte de gente já disse: me senti andando pelas ruas da China.
Faria a mesma coisa que você - andaria sem pressa, observando todo o movimento da cidade e criaria idéias...
Sem comentários sobre a barriguinha de fora! Hahaha

Felipe, você é um excelente repórter. Ainda mais por ter um humor que deixa seu trabalho muito melhor![não vá se gabar muito, viu? :P]
Aliás, o CQC está cheio de ótimos repórters.

Parabéns a toda a equipe, e especialmente a você, já que este blog é seu.
:D

Até mais.
Besitos
[espero que você tenha a boa vontade de ler os comentários. Ou pelo menos o meu!Hahushua]

Jéssica A P Slotek disse...

Eita Fê, que post mais lindo!
Dá uma saudade antes mesmo de partir, coisas simples que não serão jamais esquecidas, passeios que nunca mais se repetirão, mesmo que você volte mais dez vezes à China, pois o tempo muda, as pessoas mudam, os FBI ou CIA mudarão, o sistema muda... Mas o que não mudará é a lembrança que você carregará desta mega experiência em Pequim.
Saiba que nos divertimos demais com você aí. Suas reportagens foram nota mil, Fê.
E não poderia deixar de comentar, você ganhou mais uma fã: a minha mãe, que adorou seu trabalho na China.
Parabéns Fê. Boa volta. O Brasil, seus fãs, sua amada, sua família e amigos o aguardam! E eu tbm, sua outra mini fã.
Beijão, Jéssica
(Sto André)

Brenda Goolliver disse...

Oi, Felipe!!!
Te acho um cara mt inteligente e q esse último texto (c os outros tbm) foi maravilhoso e nenhum pouco cansativo, enfim, tbm queria dizer q na minha opinião o CQC é o melhor programa q temos atualmente na TV, principalmente tendo vc c um dos repóters... eu simplesmente adorei a cobertura q vc fez dos jogos de Pequim.

Bjs!!!

Anônimo disse...

Geralmente leio blogs..., NUNCA deixo comentários...mas pra esse texto que acabo de ler...vale a pena!!

Tão realista, tão cheio de emoção, sentimentos...
É, a memória, definitivamente, é uma coisa que fica...pra SEMPRE!!!!

PARABÉNS pelas materias...

Bom retorno,

Gde abraço...
Flávia Zoli

Tђαммy disse...

Como fosse preciso perguntar mais alguma coisa ;)
Senti uma certa melancolia nessa postagem?!?!?!
Espero que não, Felipe, Bem vindo de volta.
O Brasil agradece e necessita da sua presença
:-)
Abraços!!

Simone Natal disse...

Muito bonito. Eu sei mais ou menos o que você sentiu, mas mas a situaçao foi por parte oposta. Na minha primeira e única viagem internacional, fui morar 4 meses em Toronto ano passado. No começo foi fascínio, eu tava meio boba com tudo aquilo. Depois eu acostumei. Na minha última semana lá me dei conta que voltaria para o Brasil, e fiquei triste. Mas foi uma tristeza diferente, meio carregada. Depois que parei pra pensar o porquê daquilo tudo, me dei conta que fiquei triste pelo Brasil. Lá eu saia e voltava sozinha de madrugada, não via pobreza, tudo era bonito. As pessoas não são frias como comentam por aqui, ouso dizer que são mais legais que os próprios brasileiros. E eu voltaria pro.. Brasil?! Demorei pra reacostumar. Mas vou logo dizendo: foi bom. Lembrar que nem tudo são flores, a MINHA realidade. Me fez crescer, e provavelmente é alguma coisa muito parecida com o que você tá sentindo. =]

Unknown disse...

É, as vezes a idéia de liberdade se confunde, nós temos liberdade de expressão, mais não podemos usar, e as vezes nem fazemos questão disso, bem que dizem que agente só da valor ao que perde...(aff ¬¬ vim aki só pra dar os parabéns, mais já me empolguei escrevendo shahsha)
mais é isso, parabéns vc tem muito talento e isso fica ainda melhor porque vc tem humildade, humildade...bjs
boa viagem!

Anônimo disse...

Eu nunca comento, só leio, mas esse seu post foi tão lindo que eu tinha que escrever alguma coisa. Parabéns! Me deu uma vontaaade de viajar e conhecer lugares e pessoas novas lendo isso, pegar agora a mala e sair por ai. Tá, eu tenho sempre essa vontade, mas fica escondidinha pelas reais possibilidades que eu tenho no momento, hehehe. Mas, além disso, seu texto me levou a China sem nem sair da frente do meu computador. Obrigada por me levar pra viajar com você. :)

Anônimo disse...

Você é destruidor, me dá medo!

Seu texto ficou muito bom, parabéns Andreoli!

Thamyres Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thamyres Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thamyres Ferreira disse...

Adorei o texto.
HSOAISHIASH

Eita Luiz,fez a festa para as
chinêsinhas né?! mostrando a sua “barriguinha” de fora.
shuahsuihauis

Ah tem uma comunidade do orkut que assim “Queremos Felipe Andreolli no orkut”.
Sabia?
:D


Mas e ai já cheeegouu?
Seja bem vindo de volta tá?
Aproveite e mate todas as suas saudades da sua amada e do Brazil-zil-zil.

Anônimo disse...

Quem diria Felipe Andreoli um reporter engraçado como você,com um texto como esse ou melhor um poema...Palavras tão estranhas para nós que de custume vemos suas palhaçadas pela Teve,meu,esse seu texto tá lindoo,fiquei com vontade de conhecer outros países,ou quem sabe a China,já tou querendo ir pra Londres em 2012 até lá vou ter 16,mais quem sabe néah?
Aê as olimpiadas consiguimos a 23° posição,em vista doque estavamos no começo tá otimo,só fiquei triste com as meninas do "Futibol" esperava uma medalha delas,mais nao foi dessa vez néah...

beijos ;** acho que já ta no "PASI" néah?Continue postando no Blog ;)'

Unknown disse...

Felipe, que texto sensacional!! Muito bom mesmo. Fico pensando o quanto deve ter sido legal abstrair-se um pouco da popularidade.. respirar (mesmo que não seja puro =P), imagino que deve ser difícil não ter liberdade, mas é td fruto do ótimo que vc, juntamente com o CQC, vem realizando.

Te desejo sucesso e tranquilidade, que vc possa sempre curtir a vida da maneira mais gostosa que vc achar!!

Felicidades, sucessos e paciência. Que vc sempre colha lindos frutos. =D

Beijos

Anônimo disse...

Felipe, este foi o seu melhor texto postado sem nenhuma sombra de dúvidas!
Parabéns!
A cada dia que passa fico mais encatada com seu jeito único e tão especial de se expressar e de escrever.
Beijos!

Naara Celestino disse...

Felipe, o texto tá ótimo... muito rico em detalhes, bem legal!!
quanto a esse paradoxo que é a China e a comparação que tu fez com o Brasil, sinto amesma coisa, às vezes me pergunto onde a nossa liberdade nos leva, e se de outra forma não seria melhor...
boa reflexão!!
e teu nome eh muito bonito.. afe!!

Anônimo disse...

Luis Felipe meu filho!!!!!!!!!!!

Eu nunca comentei, só li, mas esse seu derradeiro post foi tão lindo que eu tinha que escrever alguma coisa.
Parabéns!
Seu texto, é de uma sensibilidade incrível, suas palavras com um tom especial, sobretudo quando se sabe usá-las poeticamente como é o teu caso, fiquei sem saber o que falar. Você me emociona a cada dia, vá em frente!!!!
Te amo
Lana Guimarães

Anônimo disse...

Felipe
Vc. está cada dia melhor, fez duas pessoas que te ama chorar de emoção ,não deixe de escrever nem um dia ,seus post são bárbaros, imagine quando escrever seu primeiro livro.

Bjos

Edy Guimarães

Anônimo disse...

Oi felipe.. q texto legal gostei da sua visão.. e comentarios assim nao ficamos presos nas noticias superficiais q nos passam.. gostei muito parabens..
sempre vou dar uma olhadinha no seu blogg agora..

Mônica

Fernanda disse...

Ni hao, Felipe!!! Acho q vai ser a última vez q te cumprimento assim, rs...Lindo seu texto...Boa viagem de volta!! E bem vindo ao Brasil, rs...com ctza com a bagagem (mala e cabeça) mto mais cheios do q qdo saíram daqui!! Beijão!

Anônimo disse...

Velho, sou Leandro Menezes, de Uberaba/MG, quase médico (falta dois meses pra formatura). Descobri seu blog agora (domingo, 24 às 20h no Brasil). Queria apenas te dar os parabéns. Já assistia o CQC e já achava o pessoal muito bacana, mas o blog c uma visão pessoal do China e do povo Chinês tá muito bom! Obrigado por dividir c o pessoal aqui essas experiências!!! Sucesso!

Anônimo disse...

Estava procurando por CQC no google e acabei chegando a esse blog.

Parabéns Felipe!Os textos são muito bem escritos e demonstram simplicidade e sinceridade.

Já entrou na minha lista de favoritos.

Parabéns mais uma vez e sucesso.

Abraços...

Lívia disse...

Lindo texto!!
Não sei se é porque eu to melosa hoje, mas vc quase me fez chorar!!
Perfeito d+!!
Acho que não tinha uma melhor descrição pra um último dia na China, como uma pessoa normal, fazendo coisas normais!!
Ainda bem que vc não vai parar com seu blog, vc me vicio na sua leitura, de vdd!!
Depos conta como foi a viagem de volta!!
E bora volta pro CQC, vc fez falta aqui!!
te adoro garoto!!
BJKS

Bruna disse...

Ok, não vou perguntar mais nada, mas eu bem q queria saber muitas coisas. Essa última frase fazendo esse pedido me deprimiu, parece q realmente as coisas lá são beeem ruins, complicadas...

Mudando de assunto pra evitar a depre
menos de 24h pro 8° elementoooooo
huahuauhahuauhuhauhahua
bjssss

Anônimo disse...

Uoou!
Q texto...
dorei!
Bjus

Anônimo disse...

Felipe, Amei seu texto....

Anônimo disse...

Belíssimo texto...
emocionante...

filhadalua@hotmail.com

Anônimo disse...

Oeee Felipe

meu tenhu enm o que dizer adorei o texto
mas sei lá cansei de elogiar tudo aqui direto
vou reclamar agora
devia ter colocado a sua foto de top ou sei lá da Rosa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

parabéns

já que hj estou diferente não vou dizer QUE VC É FOFO não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

deve ser fantástico encontrar um 'pouco' do Brasil espalhado pelo mundo..

comendo todos os dias no Mc Donalds não me espanta a reação dos ling-lings ao virem sua pança!haha

que bom que já está de volta..e tenha isso em mente: MISSÃO CUMPRIDA!

bjao,
Sam

Anônimo disse...

Adorei o q vc escreveu sobre seu último dia de China... eu ja fui 2 vezes pra lá, antes das olimpíadas e nas olimpíadas. A primeira vez eu fui nas férias de julho p/ ficar na casa de uma amiga e aproveitando essa amizade eu fui de novo p/ ver os jogos. Eu fikei espantada como Pequim "mudou de cara" com os jogos! Eu achei que a capital chinesa esta lindaaaa... além disso os chineses ficaram mto mais simpáticos, apesar de sofrerem um bocado, mas disso aki no BR tbm tem, pincipalmente na região NE... mas enfim amei o q vc escreveu!!
Parabéns!
Bjs Lara

Anônimo disse...

Primeiro, Olá, nunca comentei aqui, sempre lia , dava boas gargalhadas e esperava para a próxima vez q vc fosse escrever. Descobri esse blog por acaso, e quase no fim dos jogos. Quero te parabenizar pelo trabalho maravilhoso que faz, vc e toda a equipe.
Bom, com esse texto q vc escreveu, não aguentei apenas ler, tive q comentar, dessa vez me emocionei mt, sou chorona sim. Fiquei com um sorriso idiota na cara e deixava as lágrimas rolarem.
Meus parabens novamente, vc merece mt. Amei o q vc escreveu. Por sua causa consegui viajar pra China, em meus pensamentos, toda vez q lia o q vc escrevia.
Muito Obrigada
Ana Carolina Diniz

Anônimo disse...

adorei!!!!
meio triste pensar nessa tal liberdade que tanto queremos, porém tão longe de nós!
Muito obrigada Felipe por tudo
o que você me fez pensar com esse texto MARAVILHOSO!!!!!
Beijos
Boa Viajem de volta

Anônimo disse...

Ola Felipe, tudo bem?

Bom, hoje minha irma que esta no Brasil deixou um recado dizendo que tinha uma comentario no seu blog sobre uma amiga minha. Fiquei super feliz e como estava atrasada acabei deixando pra olhar quando voltasse do meu trabalho. Cheguei entao no camarim e falei em alto e bom som o endereco do seu blog e disse que era pra todos olharem pq devia ser interessante. Quando voltei do show e vi seu blog quase morri de arrependimento por ter feito todo mundo ver a forma como escreveu sobre meus colegas de trabalho.

A ROSA e o ROGERIO (um dos dois ocidentais sentados) sao divulgadores aqui na China das principais dancas brasileiras. Roberta (a dancarina de axe sentada) eh a cantora do grupo, levando ao delirio os Chineses cantando musicas em Chines, Ingles e Portugues.

So pra ressaltar, a Rosa nao te conhece por que trabalha aqui, como vc sabe, ha 2 anos e nem sempre consegue acompanhar quem esta com algum tipo de fama ai no Brasil. Eu mesma sei de vc pq minha irma gosta muito do programa e me passou o endereco no you tube e o do seu blog.

Talvez eles estivessem animados demais ou parecendo exaltados, mas nao leve a mal, nem pense que estavam bebados. Alias acredito que nao levara, ja que foi taxado de bebado no link do programa e nao era nada disso nao eh? Eles provavelmente quiseram ser simpaticos, como tentamos ser com cada brasileirinho novo que encontramos aqui. Ou talvez estivessem feliz pq estamos em contagem regressiva para a volta para o Brasil. De qualquer forma, desculpa se voce esperava mais...

Quanto ao orkut... ah bobo, isso eh normal aqui! Ja que mesmo agredindo muitas vidas, depois de 2 ano enfiados aqui na China vc descobre que o Orkut as vezes ajuda a nao esquecer e ser esquecida... e como vc parecia uma simples mortal pra ela naquele momento, achou que nao teria problema em perguntar.

Bem, apesar de tudo gosto muito do programa e continuarei vendo seu blog, agora mais do que nunca. Quem sabe nao me surpreendo mais, ou encontro algo dizendo que nosso show tem "boquinha da garrafa"... rsrs
De qualquer forma espero que tenha gostado da China!

Um abraco!

PS: Eh sempre menos constrangedor nao "dar nome aos bois", lembra??
PS2: Temos muitos amigos aqui na China que leem seu blog. Agora terei que explicar que nao somos so dancarininhos de axe nao.
PS3: Parece que se chateou por ela nao te reconhecer... liga nao bobo, eu e outra menina do grupo ate tiramos foto sua em um jogo... e outra, ja ja estaremos no Brasil e devemos montar um fa clube seu, viu?

Beth/Lilás disse...

Luiz Felipe,
Obrigada pelo passeio que fiz contigo esta noite pela China!
Cada vez mais, constato que a globalização no mundo atual é grande, mas os valores de certos povos ainda estão bem enraizados na alma.
A constatação você fez ao andar sozinho pelas ruas chinesas e comparar com nosso querido e infeliz Brasil.
um grande abraço carioca

Anônimo disse...

hahahaha... Felipee... adoreei o post... graaande, né?! Sortudos o chineses, teem Mc Donald's 24 horas por diaa *¬*

Beeijos-me-liga XD
Feliipe =*

Patricia M. disse...

o texto é longo, mas super gostoso de ler! Quem escreve bem é ooooutra coisa!

Anônimo disse...

Naõ consigo imaginar crianças com armas,por mais que exista muito em nosso pais,a liberdade deles é linda,mas como a nossa não existe,liberdade e poder escolher o seu caminho sabendo das concqncias,acredito que aqueles meninos apesas de saber das concqncas d seu trabalho,não escolheram aquilo para eles.Um otimo texto o seu deu pra imaginar o olhar daqueles meninos,um sofrimento conformado!!!!

Unknown disse...

Vc gostou de comer Cavalo Marinho na Índia? e Pênis de Cavalo??
KKKK!!!! amei a matéria. Espero a volta do CQC o quanto antes.. Beijos

Unknown disse...

Odeio a China pela sua culinária e fico muito triste em saber que um brasileiro comeu parte de animais que são tão amados por nós aqui no Brasil.
Até gosto do CQC mas dei graças a Deus por não ter visto essa matéria. Comer cachorro? Como vc conseguiu? Pelo amor de Deus!!! Vou até parar por aqui pra não ser indelicada...

Tamires disse...

Não sei pq mas acabei entrando no seu blog, sei que a matéria é antiga, mas acabei lendo, e não podia deixar de comentar, nem sei se vc vai ver...mas vc escreve mtooo cara!! eu fui lendo, e imaginando perfeitamente td que vc escreveu!!vc é mtooo bom!
Parabéns!
bjo

Pintura Epoxi disse...

Super legal o post!